Hoje foi o dia escolhido para ensinar a dúzia à malta.
Começamos por trazer elementos da vida diária, pois assim os alunos encontrariam mais familiaridade em contacto com esta situação.
Começamos, então, pelos ovos. Uma dúzia... meia dúzia ... de ovos.
A malta gostou.
Depois de entendido, fomos fazer a decomposição do número 12 (doze).
Para isso usámos as barrinhas Cuisernaire, que funcionam muitoi bem na base dez.
E assim fizemos:
10 + 2 = 12
10 + 1+ 1 =12
8 + 4 = 12
...
E toda a malta entendeu. E bem!!!
O trabalho nos cadernos demonstram isso mesmo.
Participou e deu algumas sugestões que foram muito úteis para os trabalhos realizados na sala de aula.
Os meninos gostaram da formadora e, quando entrámos na sala da parte da tarde, alguns perguntaram:
- Senhor peofessor, a senhora não vem outra vez?
E eu tive de responder que ela só os podia vir visitar de vez em quando porque tinha muito que fazer.
Pois, eles ficaram à espera que ela volte um dia destes.
E ela virá, certamente.
E associámos a meia dezena e a meia dúzia.
Foi muito interessante
Amanhã vamos continuar ... com um dominó (Domimat) com vários motivos... e situaçãoes problemáticas.
O que é que sairá daqui?
Vai ser fantástico!!!
Luís Artur
Tudo isto e muito mais em:
Sem comentários:
Enviar um comentário